Educação especial e cozinha - mistura possível e necessária

Uma das atividades constituintes do Programa Raízes e Asas é a preparação de lanches e refeições rápidas. A "receita" é realizada duas vezes por semana: no primeiro dia, o grupo de alunas tem uma participação reduzida, observando o modo de preparo apresentado pela professora; num segundo momento, o trabalho fica sob a responsabilidade do grupo, enquanto a professora supervisiona a atividade.

Como todo trabalho desenvolvido com pessoas com deficiência intelectual, este requer constância e persistência. Nosso grupo, a esta altura já bastante coeso, consegue dividir as tarefas de acordo com as habilidades de cada integrante, e rodiziar aquelas pelas quais mais de uma pessoa pode se responsabilizar ou que não são muito apreciadas (como lavar a louça depois da comilança...).

Mas, como a aprendizagem ocorre quando saímos de nossa zona de conforto, de tempos em tempos acrescentamos uma pequena dificuldade no processo.

Hoje elas prepararam um lanche frio e suco; para este tipo de cardápio, atualmente precisam de pouca supervisão. As fotos estão apetitosas...

Às famílias, lembramos o quanto as alunas ficam orgulhosas quando podem replicar o que aprenderam, oferecendo aos pais ou amigos uma refeição preparada por elas...





Um comentário: